Blog

Fique a par das últimas novidades do Domvs e não só!

ARRENDAMENTO

Vantagens do Certificação Energética

Publicado por PONTO25 em 04/04/2022

Primeiramente, é essencial destacar que a certificação, desde janeiro de 2009, passou a ser obrigatória. Neste sentido, no caso de pretender transacionar o seu imóvel, ou arrendá-lo terá de proceder à sua certificação.

No entanto, apesar da obrigatoriedade, existem, de fato, benefícios advindos da certificação energética de edifícios. Saiba quais são.

Benefícios fiscais
As habitações certificadas com classificações de A ou A+ certificam no IRS uma subida de 10% no limite determinado para dedução à coleta no item “Juros e amortizações de dívidas” ou “Juros e amortizações de dívidas contraídas com a aquisição”.

Relativamente ao IMI, obtém uma diminuição de 10% no valor a pagar e 5 a 10% de redução no valor da avaliação por altura do primeiro registo nas Finanças.

Consumo de energia reduzido e protege o ambiente em alta
Em certas situações, os ganhos na poupança de energia podem ir até aos 80%, devido a, principalmente, fatores de construção energeticamente eficiente que antes não eram tidas em conta em muitas habitações.

Neste sentido, no caso de certificar a sua casa e proceder a obras destinadas à melhoria da sua eficiência energética, pode esperar enormes poupanças relativamente ao consumo de energia. 

Essas indicações ser-lhe-ão fornecidas pelo perito ou empresa de certificação gratuitamente aquando da requisição do seu certificado energético.

Ao poupar energia irá reduzir as emissões de carbono para a atmosfera, protegendo assim o ambiente. 
O Governo português, espera que com esta medida suba os níveis de eficiência energética em cerca de 30%, fazendo com que consigamos respeitar o Protocolo de Kyoto, ou cuja margem de incumprimento seja muito baixa.

Mercado imobiliário mais justo: Benefícios
De modo geral, o mercado imobiliário é muito atreito à especulação, sendo bastante frequente comprar um imóvel que está sobrevalorizado. 

Tal deve-se principalmente a muitos agentes do setor que de forma algo injusta, elevam os preços dos imóveis que transacionam, sem que haja uma justificação plausível para tal.

Embora não signifique de todo a eliminação da especulação, a certificação energética de edifícios acaba por criar no mercado imobiliário relações comerciais mais justas. 

Valorização do imóvel
No âmbito da venda ou arrendamento de um imóvel, ter um certificado energético por si só não valoriza o seu imóvel. No entanto, disponibilizar um que seja, por exemplo, A+, A, ou até B, certifica ao proprietário uma maior valorização do seu imóvel, colocando-o ao preço justo de mercado. 

Assim imóveis de semelhante configuração e pior desempenho energético, terão de ser necessariamente transacionados a preços inferiores.

Além disso, o comprador estará mais confiante ao saber que o imóvel que irá comprar concorda com as mais modernas normas de respeito ambiental e eficiência energética, dando-lhe a si maiores probabilidades de concretizar o negócio.

 
Aceder à fonte da notícia

Deixe o seu comentário: