Quer seja porque está no mercado em busca de um bom investimento ou apenas porque procura uma casa para viver, os leilões imobiliários são uma boa oportunidade para adquirir um imóvel com desconto. De acordo com a Deco Proteste, através desta via poderá comprar um imóvel e pagar menos de cerca de 40% sobre os preços de mercado. Se está interessado, saiba onde encontrar leilões de imóveis.
1. Finanças
No ‘site’ “Vendas Eletrónicas”, das Finanças, pode-se comprar de tudo um pouco, desde um automóvel, a uma obra de arte, passando pelos imóveis. Os itens aqui vendidos são fruto de penhora feita a contribuintes que não conseguiram pagar dívidas ao Fisco. Se quer comprar uma casa que esteja a ser leiloada pelas Finanças, aceda a “vendas em curso”. Existem três modalidades para realizar a compra: através de leilão eletrónico, proposta em carta fechada e negociação particular. A venda é feita preferencialmente por meio de leilão eletrónico ou, na sua impossibilidade, através de propostas fechadas, de acordo com o artigo 248º artigo do Código de Procedimento e de Processo Tributário.
2. Bancos
Embora o objetivo dos bancos seja conceder crédito, nos últimos anos, com a crise económica e o aumento do crédito mal parado, muitas instituições ficaram a braços com imóveis de clientes que não conseguiam cumprir o pagamento das prestações acordadas. Os bancos, que não têm interesse em ficar com as casas penhoradas, querem escoar esses imóveis o quanto antes. Segundo contas feitas pelo Diário Económico, em maio de 2015 os seis maiores bancos de Portugal tinham, ao todo, em carteira mais de 20.000 imóveis à venda nos seus ‘sites’, na secção de imobiliário. Periodicamente estas instituições fazem leilões dos seus imóveis, recorrendo a leiloeiras especializadas, como a UON, Eurostates ou a Leilosoc. Para o comprador pode representar um bom investimento, por estarem a preços mais competitivos e também pelas facilidades na concessão de crédito.
3. Câmaras municipais
Ocasionalmente algumas câmaras municipais colocam alguns imóveis municipais em hasta pública. Por exemplo, neste momento a Câmara Municipal de Lisboa tem uma série de imóveis em hasta pública, que pode consultar no ‘site’ Cidade das Oportunidades criado para divulgar oportunidades no imobiliário na capital. Veja aqui os imóveis em hasta pública, que se irá realizar a 17 de setembro de 2015. Também as câmaras municipais do Porto e Sintra, assim como outras, já realizaram este ano hastas públicas de imóveis. Se gostaria de aproveitar uma oportunidade destas, terá de estar atento a informação nos ‘sites’ dos municípios.
4. Câmara dos Solicitadores
No ‘site’ da Câmara dos Solicitadores pode encontrar anúncios de imóveis em leilão em “Vendas de bens penhorados”. “Note-se que não se trata de leilão eletrónico, mas sim do anúncio de bens que estão em venda, em regra, através de proposta em carta fechada”, explicou a Câmara dos Solicitadores. Estes imóveis (e outros bens) também se encontram divulgados no portal Citius. Até ao final do ano, a Câmara dos Solicitadores prevê ter uma nova plataforma em funcionamento: o e-leilões.pt, onde se irão realizar leilões eletrónicos.
5. Segurança Social
A Segurança Social também tem imóveis disponíveis para venda. Embora não seja o leilão “tradicional”, periodicamente a instituição vende um conjunto de imóveis por concurso público. São definidos valores base de venda, podendo os interessados apresentar propostas, de valor igual ou superior, até à data limite. No dia definido para a abertura de propostas, o júri do concurso valida a conformidade das propostas e cada imóvel será adjudicado ao que tiver apresentado a proposta válida de maior valor. Os concursos realizam-se duas a três vezes por ano, sendo devidamente publicitados.
Cinco dicas para fazer um negócio com imóveis penhorados
1. Conheça bem as regras de participação do leilão;
2. Nunca compre um imóvel sem fazer uma visita, para ver as reais condições do imóvel;
3. Consulte o processo de leilão, para conhecer os pormenores do imóvel;
4. Verifique se o leilão compensa financeiramente;
5. Certifique-se que tem dinheiro para pagar ou se, pelo menos, consegue financiamento;
Aceder à fonte da notícia