Blog

Fique a par das últimas novidades do Domvs e não só!

IMÓVEIS

Como avaliar um imóvel

Publicado por PONTO25 em 18/10/2017

O mercado imobiliário tem vindo a sofrer fortes alterações nos últimos anos. Hoje em dia, avaliar um imóvel, é algo um tanto ou quanto subjetivo. Ainda assim, na altura de avaliar uma casa, existem fatores fundamentais que são transversais a qualquer imóvel, seja de que segmento for. Saiba o que considerar.

 Dicas para avaliar um imóvel para compra ou venda 

1. A tipologia
Este é um fator base na avaliação de uma casa, para além de ser praticamente imutável. Quando queremos comprar ou vender uma casa, já sabemos que quanto mais assoalhadas ela tiver, mais o seu valor ascenderá. Assim sendo, quando se inicia uma avaliação a uma casa, a mesma poderá partir logo de um determinado valor, uma vez que pode ser T1, T2, T3, entre outros. 

2. Área total 
Para além da tipologia, é preciso avaliar a área da casa. Podemos ter um T2 com uma área por vezes inferior a um bom T1. A área de uma casa é muito importante para a sua avaliação. Um imóvel com boas áreas, mesmo que com poucas divisões, é por vezes mais bem cotada no mercado do que uma casa com muitas divisões e áreas pequenas.

3. A localização  
A localização é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes na altura de avaliar uma casa e aquele que ainda tem um peso substancial no preço da mesma. O tipo de bairro onde se insere, a proximidade ou não de transportes públicos, de serviços, de escolas, entre outros, são fatores que em muito influenciam o preço por metro quadrado. A localização também terá a ver com o tipo de vizinhança, os barulhos do bairro, entre outras questões relacionadas.

4. Antiguidade 
O tempo que tem o edifício também entra nas contas da avaliação da casa. O ano de construção pode ditar muita coisa, como o tipo de materiais utilizados na época, o tipo de construção, estado das canalizações, sistema elétrico, entre outros.

5. Estado de conservação 
Em que estado se encontra o imóvel? Muita vezes o ano de construção pode ser antigo, mas terem sido feitas obras de requalificação e muitas das coisas já estarem recuperadas. Se for novo, é avaliado de uma forma, se for antigo mas estiver recuperado, de outra. Se por acaso estiver em mau estado, a localização ou a tipologia vão pesar menos nestas contas, uma vez que o valor de umas obras totais pode interferir muito na avaliação de uma casa.

Aceder à fonte da notícia

Deixe o seu comentário: