Com o final do mês aproxima-se a exportação do SAFT e muitas são as vezes em que esta tarefa fica adiada para os últimos dias.
Hoje vamos ajuda-lo a tornar esta tarefa rápida e fácil explicando-lhe como pode fazer.
Antes de mais deverá aceder à tabela Utilitários e escolher a opção SAFT PT.
Deve então indicar qual o período pretendido, referente à emissão dos documentos que pretende comunicar, nas respetivas caixas de data. Pode introduzir as datas manualmente ou então através do Calendário.
A seguir clique em Calcular para emitir o documento e poder analisá-lo, ou então clique em Ficheiro e o sistema automaticamente faz o download do documento na versão simplificada, em formato Word.
O ficheiro que é apresentado inclui todos os documentos emitidos naquele período de tempo, com a indicação do tipo, número e secção do documento, a data de emissão, o valor total correspondente, a indicação se o documento foi anulado ou não e, ainda, a respetiva chave. A ordenação do ficheiro é efetuada pelo tipo de documento e o número.
Tem ainda a opção de poder enviar esse documento por e-mail. Para isso clique em e-mail e será aberta uma nova janela de envio de e-mail, com a indicação do referente documento no assunto, e onde se encontra também já anexado o ficheiro, devendo apenas introduzir o e-mail do destinatário, e clicar em Enviar.
Posteriormente deve aceder ao Portal das Finanças, na opção e-Fatura: https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/home.action e proceder ao envio do ficheiro.